O avião é um microcosmo da vida real. Quem sofre para socializar e dividir espaços tem maior dificuldade em administrar esse diminuto ambiente com outros viajantes.
Antes de mais nada, lembre-se de que não está na sala de casa. Por isso, pequenos piqueniques não são benvindos – cheiros de comida ficam supervalorizados, sem falar na sujeira e no barulho que geram.
O espaço para bagagem a bordo também é limitado – não carregue mais do que o permitido no bagageiro e no seu assento. Excesso de sacolas e bolsas causam desconforto ao andar pelo avião e são difíceis de serem guardadas. Lembrando que mochilas devem ser levadas na frente do corpo para não esbarrarem nos outros.
Se tem o costume de dormir, prefira a janela, onde é possível apoiar a cabeça sem incomodar o vizinho, inclusive facilitando a saída de quem levanta durante o voo.
Evite encostar nos assentos a frente. A regra máxima: não faça com os outros o que irrita que façam com você!
Atente-se ao comportamento do voo. Se as luzes forem apagadas, respeite o repouso e o silêncio dos demais passageiros.
E, por conta da pandemia, aguarde sentado até que autorizem o desembarque da sua fileira. De nada adianta ficar em pé ou no corredor se todos sairão da aeronave e a bagagem levará certo tempo para chegar até a esteira.